24.11.09

Ser ou Não Ser ? Eis a Questão.

Certa vez conheci um cara que tinha um sonho simples, ele queria ser mendigo. Conhecendo-o bem como eu conhecia, destarte me pus intrigado, afinal ele sempre pensa muito nas coisas e tem compulsão por explicações lógicas ligadas por raciocínios avessos.
Dai que a resposta era igualmente simples, ele simplesmente achava que estar totalmente fora do sistema era uma coisa boa.
A mendicância é crime, ou seja, mais subversivo impossível, a ele agradava a idéia de ter todo o tempo da sua vida pra si próprio se recusando aceitar que o conforto previamente imposto como pote de ouro no final do arco-íris fosse o único possível para uma pessoa se satisfazer pessoalmente, ora, se a satisfação é pessoal, a pessoa é quem determina.
Óbvio que essa satisfação pode ser determinada pela busca do prazer, porém não é necessário que esta coincida com a satisfação pré-fabricada imposta pela sociedade de consumo, embora muitas vezes haja a intersecção.
Hoje eu ajudaria a ele em sua tese complementando que se é mesmo impossível fruir dos direito de igualdade e liberdade, antes levar a liberdade ao máximo, deixando ao livre arbítrio o poder de não ser nada na vida, e ser feliz mesmo assim.
É pragmático e problemático, soa ridículo porque achamos que estamos no caminho certo, lutando com todas as nossas forças e nosso engenho para nos inserirmos com êxito no sistema, às vezes sem nos perguntarmos porquê.
Você já se se perguntou por que você quer o que quer, e por que e por que?

Algumas pessoas que usam sua criatividade e talento de um modo alternativo:
















9 comentários:

decio h disse...

O Lula, por exemplo, faz tempo que parou de trabalhar, e, no entanto, não estudou. Fazem essa crítica a ele.

Luana Harumi disse...

("Quando os três mendigos chegarem, alguém tem que morrer" - Antichrist)

Tudo o que desejamos é uma repercussão de acontecimentos passados que ficaram no nosso subconsciente. A pessoa geralmente não se dá conta de porque quer tal coisa.

Péptideo disse...

a ostentaçao é alimentada pela sociedade..ter aquele carro foda, q corre a 400 km por hora, mesmo sabendo q vc nao vai poder andar nessa velocidade nunca, eh só pra mostrar q vc tem..
joias, roupas caras, tb..
eu quero dinheiro, pra beber cerveja boa e gelada o tempo todo, sem ter q acordar cedo pra trabalhar.
e pra comer coisas que eu acho gostosas(isso inclui mulheres, obvio)
se isso é imposto pela sociedade, eu nao sei, mas me parece instintos basicos de sobrevivencia. comida e sexo.

eu ajudaria todos esses mendigos, curti as plaquinhas. o homeless jedi ta foda, e o time traveler tb..karate lessons ja tinha visto, mas excelente...

Luana Harumi disse...

E fazer totô.

decio h disse...

O problema em ser mendigo e estar fora do sistema é justamente esse: estar fora do sistema, deixar de fazer parte da sociedade de consumo, do capitalismo de consumo e receber um label exclusivo.
Nada mais de Frans café e outros que o dinheiro pode comprar. É bom ou ruim? Certamente é sofrido.

leandro disse...

A nossa sociedade não e bem de consumo, pelo menos não tanto pra mim, de qualquer forma, é uma idéia estúpida, ele sabia muito pouco da vida, e nunca tinha tomado Caffé Caribe, tão pouco Hot America, e muito menos Bloomin' Onion e Ribs on The Barbie.

leandro disse...

Salivei agora....

decio h disse...

Tá na hora de um outback revival.

Péptideo disse...

IUHASIEHOHSOAESOEHOIEHSAOIUH
adoro capitalismo.
asehsauioehsaouieiuhas

Postar um comentário

Abra Seu Coração!